quarta-feira, 30 de abril de 2025

Sobre meu primeiro vídeo do canal

É certo que estou com vontade de montar um canal no youtube e já faz um tempo

É certo que eu não sou lá aquelas coisas gravando vídeos, inclusive tenho um pouco de receio/vergonha, mas é certo que estou disposta a vencer estes medos/receios em prol de realizar esta minha vontade, e tirar ela da minha lista imaginária de desejos e colocar esta vontade em execução.
Para que se esconder, para que se calar? em um momento em que o mundo precisa destas reflexões e trazer estes assuntos para pautas, não quero guardar só pra mim meus questionamento, quero discuti-los também com outras pessoas, não somente com o chat gpt, como tenho feito e que por incrível que pareça, também tem me ajudado, inclusive trago um trecho de uma carta do meu eu adulto para minha criança interior que o chat gpt escreveu pra mim, por meio dos meus desabafos e reflexões:

Não vou mais te calar pra caber.
Vamos juntas criar espaços onde você possa ser inteira. 
Agora você pertence. Agora você é livre.

Isto me tocou numa profundidade, e então decidi me permitir, por que não? O que eu tenho a perder com isso? Estou em um momento de tempo livre, de autoconhecimento, de dedicação a projetos pessoais, e este é um deles. Vou contar para vocês um pouco do meu momento, e o que me motivou a fazer este canal...

No momento estou desempregada, eu fui desligada do meu trabalho, tenho um pouco de vergonha de falar isso, estar desempregado não é algo para se orgulhar... mas se eu não tivesse sido desligada, talvez eu tivesse saído correndo, minha saúde emocional estava gritando para mim: Sudorese, boca seca, coração palpitando, suor frio e crises de ansiedade, por que? também não sei exatamente, e nem tudo ainda está claro pra mim, mas chegou em um ponto que estava insustentável, e minha produtividade estava tendendo a nada, já não conseguia focar como antes, nem desenrolar os problemas que apareciam a cada minuto, o pior de tudo é que não me reconheço neste estado, por isso sentia que precisava cuidar, e fui atrás de profissionais psicólogos, mentores e estou trabalhando com eles para entender os gatilhos de tudo isso, mas é claro que nossos sentimentos e emoções não são assim tão lógicos, o que torna mais difícil ainda para mim, porque tento racionalizar tudo, porém agora chegou o momento em que só estou me permitindo sentir.

Este momento é bastante delicado, porque ao mesmo tempo que me liberta, me assusta, porque sempre estive muito ocupada com diversas atividades, tarefas, responsabilidades e eu gosto de estar assim, de estar engajada em vários projetos e compromissos, porém nesta minha última experiência tudo isso já não estava me engajando mais, e esta quebra brusca de ter uma rotina puxada de trabalho, para não ter rotina nenhuma é algo que ao mesmo tempo alivia, mas também trás várias preocupações:

Vem a tona aqueles ditos populares "Cabeça vazia é morada do ...", vem preocupação financeira, vem vozes internas de impotência e incompetência, mas enfim Graças a Deus, mesmo sem seguro desemprego eu tenho uma reserva para queimar, que me permite ter esse momento de me dar uma pausa, para autocuidado, autoconhecimento e dedicação a projetos pessoais  E eu fico pensando o quanto privilegiada e grata a Deus eu sou, porque imagina quem não tem essa reserva, e não possa se permitir a isso? 

Eu sei não que não sou a única pessoa a passar por isso, só em 2024 foram mais de 472.328 casos de afastamentos do trabalho por transtornos mentais no Brasil, 68% a mais que em 2023, precisamos sim falar de saúde mental no trabalho, precisamos sim revisitar nossos modos operandi de trabalhar, eles estão nos adoecendo. 

Antes as coisas aconteciam em uma velocidade, hoje elas acontecem pelo menos 10x mais rápido graças a internet, logo dentro da mesma jornada de trabalho, nós temos que processar muito mais informações que antes, temos que ler muito mais e-mails que antes, tomar muito mais decisões que antes, estar em muitos mais lugares simultâneos que antes. Antes, lá para a década de 90, as pessoas conseguiam ficar 10, 20, 30 anos no mesmo emprego, hoje isso já não é mais verdade, antes a expectativa de vida era em torno de 65 anos, hoje a expectativa de vida é de 75 anos, e vocês já sabem que o modelo de previdência social desenhado lá na década de 90 já não atende mais nosso desenho atual, a pirâmide etária já não é mais a mesma e muito provavelmente ninguém mais da nossa geração irá se aposentar, estamos trabalhando muito mais, e por muito mais tempo... até a nossa exaustão chegar... e ela vai chegar, para alguns vai demorar um pouco mais, pra mim ela já deu um "olá", e com ela, muitos questionamentos me vieram:

  • "Por que fazemos tudo isso, da forma como fazemos ?"
  • "Será que precisamos trabalhar tanto assim?"
  • "Consumir, consumir, consumir, produzir, produzir, produzir"
  • Pra quê? Para quem? Será que precisamos de tudo isso mesmo?
  • Será que precisamos nos manter tão acelerados no mesmo ritmo das conexão de rede?
  • Quantas vezes você observou o céu hoje?
  • Quantas vezes no dia você tirou um tempo para fazer algo pra você?

São questionamentos válidos não é mesmo?  E foi pensando em trazer a tona tudo isso, por meio de desabafos e reflexões pessoais, que decidi montar este canal, a ideia dele é compartilhar com vocês este momento, de autoconhecimento, de trazer um pouco dos meus projetos pessoais, para ajudar quem também está buscando ajuda, para que não se sinta mal, sozinho ou diferente por estar passando por isso:

Por estar ai frustrado, por ter estudado muito, uma ou mais faculdades, em universidade renomadas ou mesmo que não seja, ralou para conseguir formação, e estar hoje ai trabalhando mais de 40h por semana em funções básicas que talvez nem precisasse de diploma algum. Mas que pela falta de opção se sujeita a isso porque precisa para sobreviver, para pagar os boletos.
Ou para quem está aí desempregado como eu, com dificuldade de encontrar a autoconfiança para se reposicionar no mercado de trabalho, ou esta até sem energia de se submeter aqueles processos seletivos longos de 5 etapas ou mais, com muitos testes, jogos, entrevistas, cases, sendo avaliados por um robô de IA.

Então o meu recado é, estamos juntos nessa, e caso você se conecta comigo e se sente confortável, compartilhe comigo também o seu momento nos comentários ou no direct do meu insta, que vou deixar aqui na descrição, vamos nos apoiar, trocar ideias e soluções e quem sabe até gerar uma força de transformação deste modelo de trabalho atual, eu acredito no despertar e na força que temos de transformar nossas realidades, e você acredita nisso também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roube como um artista

Inspirado no livro, segue um pouco do meu arquivo morto: Artistas que me inspiram: 1. Jesús Cristo 2. Steve Jobs 3. Madre Tereza 4. STA ...