terça-feira, 9 de setembro de 2025

Roube como um artista

Inspirado no livro, segue um pouco do meu arquivo morto:

Artistas que me inspiram:
1. Jesús Cristo
2. Steve Jobs
3. Madre Tereza
4. STA Terezinha
5. Mary Kay Ash
Do livro roube como um artista 















Moda 
Patinação 
Dança 

Livro: auto compaixão 










Inovativa
Inovabra 

Polimex -startup de polímeros 
Impact hub
Green sampa 
Compras públicas sustentáveis:
Agenda 2030 municipalizado todas as ações de ODS - 600 ações 

São Paulo negócios, desenvolvimento de startups 130 no setor de economia verde, onde encontro estas startups? 
Ônibus movidos a biometano 
Empregos verdes canales e cbos de empregos verdes (?) 

Secretário de desenvolvimento econômico 

250k empregos verdes, onde encontro ? 
Copenhagen - benchmarking 
Coleta seletiva em 100% - 29 cooperativas de reciclagem ( é suficiente?)
Oficializando outros grupos 

Esse apoio conseguiu aumentar a renda de catadores em 50% (?) melhor coleta é melhor reciclagem 
• Tem agricultura na cidade de São Paulo, 1/4 da cidade na secretaria de desenvolvimento econômico 
• Sampa +Rural apoio a pontos de agricultura 
• Espacios vazios ou mal utilizados transformando em espaços produtivos
• Climaton


Secretário de mudanças climáticas 
São Paulo maior conurbação urbana da América Latina, metade da população do estado está na cidade de SP

Tempestade retirou 300 árvores (?)
Planclima - 86% ( como é divulgado ? )
15000ton de lixo diário em SP
Lixo hospitalar e lixo eletrônico quase 20000ton 
E a reciclagem muito menor 
Separar em lixo orgânico - biometano 
Lixo reciclado - deriva dos catadores
Consumimos > desperdiciamos > 
80bilhoes em empresas de lixo em SP
Aterros em espaços onde deveriam ser outra solução 
Bio economia 
Metas climáticas investigar mais 

Grua do antigo incerinador 
Ressignifica-lo o espaço de grande lixão 


Lê impact hub - programa de aceleração 
Dia 20 de cada mês tem sampacast
Até 29/08 programa de aceleração 

Impact hub Ana Hoffman 
ONGs + Mercado -> 3 vía 
20 años atrás, estar conectado com o mundo 

Demoday 29 e 30/09 - apresentação dos negócios verdes

Startups - atores estratégicos

- Fernando CEO eccoplan: Inicio 2008, industria, consultoria e empreender, rede em indústria, primeiros clientes, grandes empresas só contratavam grandes empresas ESG, descarbonização, inovação e ser flexível, mecanismos financeiros, residuos, e tecnologia 
-  Patrícia conselheira executiva e mentira em negócios de impacto, cívico (Hub mais de 130 iniciativas de impacto ambiental), consultoría, 3 setor, universo de startups colaborativo que não se resolve só, senso de colaboração
- Alessandro coordenador da secretaria executiva de mudança climáticas, secretaria de articulação, microclima, quando falamos em sustentabilidade, não é só sobre o meu quintal ou do vizinho, mas da humanidade, e nos somos partes 

Se aprofundar em microclima 
Sustentabilidade visto como custo 
Produtos locais em natura, zero imposto (política pública)
Jardines de chuva, conscientização climática, educação ambiental, ferramenta lançado com brascoa, neurociência comportamento 
Joseph Campbell - o poder do mito 

Onde se aplica o recurso da melhor forma 
Sustentabilidade pode ser econômico não só custo, como que a gente mostra isso para as pessoas e refletir no comportamento? 

Quais são os incentivos fiscais que o governo trás para a economia de carbono ? 

Colocar mais incentivo em áreas que precisam mais

 Participação das pessoas no plano diretor
 
Negócios muito disperso, descentralizado, ambientes de investidores
Dar voz a muitas pessoas 
Sustentabilidade não é protagonismo
Ter que ter vontade e atuação em rede
Mercado pontecial, efervescencia

Audiencia públicas sobre residuos 
Compromisso plano de metas da prefeitura e cidadão ir atrás desses planos
Empreender olhando esses compromissos público e privado 
Olhar menos individual e mais sistêmico 
Olhar para o humano conscientização, colaboración, nova lógica de fazer negócios 


Participe +
Dificuldade em compras públicas en.privativas
Colectivo compostura Butantã 

3 Cs, as empresas vão fazer
Conceição
Compliance 
Constrangimento 

Combater desigualdade
Indígenas 
Favelas
Periferias
Inovação sem.proposito
E propósito sem ação 


Como a gente compra melhor ?
As compras públicas podem ser um motor de desenvolvimento 
Barbara:
Ana Heloísa: secretaria de gestão, área de compras públicas, estrategia de compras a 
Partir da nova lei com viés de sustentabilidade, instrumento para gerar desenvolvimento
Ambiental, social (taxonomía verde, economia de impacto, 
Prioridades:
- Inclusão de mulheres em situações de violência 
- Egressos do sistema prisional
- Exigências de certificações (obrigação)
- Incentivos 
- Incluir negócios de impacto ( todas cooperativas, LGBT, mulheres, negros, ribeirinhos)
- Visão local 

Marcela:
Volume de 40bilhoes em compras em SP
Complexidade em gerir os recursos pelo volume
Responsável pelas diretrizes e normas em 32 subprefeituras
Para governamental sustentabilidad tbm para empregos, social enquanto para investidores mais tech menos pessoas 

Como contratar sustentável? 120bi em orçamento 
Ambiente sustentável pensado no edital de licitação 
5Rs
Repensar
Recusar
Reduzir
Reutilizar 
Reciclar

Oportunidades preciso apresentar soluções 
Grupamento de empresas que estão preocupadas
As empresas são necessárias e inovadoras mas ainda não preparadas pela burocracia de compras públicas 
Como viabilizar a contratação do poder público para startup

Camila 
10milhoes de negocios de impacto no mundo 
180bilhoes investidos nesses negócios 

Barreira burocrática para ser comprado por poder público
 Pouco de compras do poder público em negócio de impacto

Desafios
 O quanto os negócios de impacto de preparam para atender o setor público
Escala para atender grandes demandas 
Letramento sobre o que negócio de impacto (sair da bolha)
Certificação de que algo é um negócio de impacto
Como comprovar o impacto? Comprove seu impacto e vem o benefico
Inglaterra já exige 10% das contratações ser de impacto 
Regulamentação vem depois da viabilidade 
O menor valor ainda reina no setor público
Diálogo com fornecedor, capacitar o fornecedor 
CDE entender o que os outros países estão fazendo 
Argumentos ainda atrasados de concorrência 
Furar a bolha 
Será que ele vai conseguir me atender ? Falta de confiança 
Mensurar o impacto gerado 
Entender nova lógica de negócio de impacto
Uso das coisas no tempo: vantajosidade 
Lei de licitação economicidade e vantajosidade
Vantajosidade (aspecto social, e ambiental)
Padronização
Mulheres vítimas de violência parece uma boa ação mas é terrível 
Ciclo de vida do produto, mas requer critério para todos os produtos não suficiente somente este requisito 



Oportunidades 
Compras públicas de solução inovadora: possibilidade de startup a ser contratado de forma mais facilitada CPSI - permitir pagar para testar 
Licitar para que alguém resolva, um problema que abre para soluções inovadoras que não tem em mercado e abre um edital e permite que as startups se inscrevam para fornecer soluções 
Porta de entrada 
Catalisa gov junto com Sebrae estado e municípios que querem resolver um problema público por meio de CPSI, Sebrae nacional

Como se conecta com o poder público para fornecer?
Trabalho em rede, estar preparado, saber mensurar ter dados, estar em todas, Camila falando ela prepara os negócios, documental jurídico financiero.
Lado público flexibilidade 
Nao tem uma plataforma unificada de desafíos públicos 
Caminho de diálogo 
Vender para uma prefeitura é o caminho pq outras prefeituras tbm vai querer pegar capacidade técnica 
Federal, contrata mais Brasil : plataforma descomplicada onde microempresas podem acessar o painel de vagas, consegue visualizar necessidades do Brasil 
Conhecer um pouco mais sobre gestão públicas  - saber o que a prefeitura já tem, e saber que tem um burocracia até para o e-mail ser enviado tem regra de procedimentos éticos (impessoalidade)
Abrir isso de várias formas, para varias empresas,
Leitura do diário oficial da prefeitura
Chamamentos 
26 a 28/8  ir nos eventos que está a festa pública prfeitors, secretarios 




Cietec 
Usp pay
Inovar clima Brasil : programa nacional, agricultura sustentable, descarbonização e transição energética 
Trabalho em rede: juntos mais longe e mais rápido 
Ambientes paulistas de inovação 
Julio Bengali: Valetec fundo de gestão de fundos 1,2b pre seeding, seeding
Desxo: construção alternativa. Prospecção, crescimento e esg e saída do investimento 
Reporte de sustentabilidad 
Paulo multiledger tecnología blockchain, área de sustentabilidad e energia, gestão de certificados ESG com inventario de emissão, rede blockchain verde, marketplace 
Origian - fundo IA e blockchain foco em energia e sustentabilidade, mercado do carbono
Cristian relações com investidores, modelo de aceleradora estilo boutique: industria 4.0, saúde bem estar, educação e energia, leite seeding, rede anjo na carteira, 50% performando das 18 aceleradas
Cases de energía, aguas e florestas.

Paulo founder: produtos white label, não são certificadores, entra em todas as intenções de todos os players SGS (grande certificadora ) de ativos ambientais, Eletrobras selo fornecido por eles, plataforma de rastreio de emissões, digital twin e iaz, crise inventário Venham, auditoria continua, mercados regulados consigam certificar 
Multiledger CO2 que ajuda na venda desses ativos, não é operador, mas pode ajudar o stop shop white label para operar esses players, tem que ter um player financeiro que todo mundo precisa ter para trabalhar, pivotar na hora certa, não cria um elefante branco
Parcerias, bom conselho que te valide 
 
Julio, o que é importante para saber sobre startup? 
CVC tem uma corporação por trás, como a startup se conecta com a corporação. Antes de olhava crescimento, hoje se olha mais para resiliência que crescimento, sustentabilidade mais estrutural 
Carbono problema estrutural de legislação, regulamentação de carbono 
Metodología igual para todos os fundos, tapas de validação na prospecção, acompanhamento e rankeamento das startups leva para conselho de administração e consultivo exigências ESG

Hora de captação: buscar em uma semana o máximo de fundo, certidões,
Jornada de 3 a 5 anos com o case
Cliente puxa, investimento anjo: rápido dinámico, ticket menores 30 a 100k
Cases mais maduros
Anjo até 3m
Depois de faturamento na ordem de milhão entra investimento na ordem de 15m>

Como vc vai multiplicar o dinheiro em 7x?
E em quanto tempo ? 

VC olha para vencedores
Builders tem mais margem para erro

TLR mais baixo que ainda estão na bancada 

Paula: grande potencial represado mas faculdades. Quantas startups em energia nuclear saem de lá, 5 startups apenas.comunucacao ainda falha e pouca aproximação, SMRs
Só se recebe deeptech, procure os ambientes de inovação em SP tem mais de 80 ambientes de inovação, vale do Ribeira tem tbm incubadora. Juntos vamos mais longe e mais rápido.
Habita hub 


Pivotagem de carreira 

Mapa do governo de SP
Parques tecnológicos 
Techinova 3 fapesp 
SGS
Encontrar parceria
Financiamientos fundo perdido
Founder de vendas, entender as dores e demandas 

Encontrar socios 





Aprendizado com DN Rita:
Acreditar que todos são bons como vc, confiar nas pessoas por mais que tenha decepção
Fazer sem esperar receber em troca, pq a recompensa vira mesmo que por outrem 
Ser eterno aprendiz, nunca se sabe tudo que não se possa aprender 

Livro: Inspirado - Marty Cagan






Atencao plena - Mark William






O que tenho percebido sobre mim hoje? 29/08

Que sou uma pessoa extremamente curiosa que gosta de aprofundar no problema com detalhes, e isso pode me tornar pouco prática, mas ao mesmo tempo sou uma pessoa que consegue ter uma visão muito macro e holística e conectar (costurar) a riqueza de detalhes com vários outros pontos externos que se correlacionan, meu pensamento, mente e raciocínio transitam em uma velocidade muito rápida entre e o detalhismo e a profundidade e a visão geral e holística do TODO. O que me traz um insight de quem somente gestão, bem somente técnica que eu preciso de ambos para ser completa, e o que mais de aproxima do poder de grande impacto que consiga acompanhar essa minha visão e velocidade de raciocínio é algo que migre para negócios, e intersect em negócios, com propósito e com conhecimento técnico que gere impacto real e quantificavel no mundo, nas pessoas e no meio ambiente, como foi que escrevi junto ao chat gpt no meu LinkedIn 

Sou a Katylin (pronucia Ketilim), engenheira mecânica formada pela UFSCar, construí minha trajetória unindo gestão de operações, processos e inovação.O que realmente me move é transformar conhecimento técnico em soluções que façam sentido na prática: produtos e processos que entregam resultado financeiro e, ao mesmo tempo, impacto sustentável. Tenho um perfil curioso, detalhista e colaborativo: aprendo rápido, gosto de mergulhar nos problemas até entender suas raízes e tenho prazer em compartilhar conhecimento. Já atuei em projetos de melhoria contínua, gestão de equipes e desenvolvimento de soluções inovadoras, sem perder de vista a eficiência e o propósito.Acredito que o futuro do mercado está em unir performance financeira com impacto sustentável e regenerativo em suas soluções. E como gosto de um desafio, é nesse ponto de interseção que quero continuar construindo minha carreira, contribuindo para projetos que sejam ao mesmo tempo eficientes, rentáveis e transformadores para as empresas, sociedade e meio ambiente.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Das minhas personas pela reinvenção de roupas

As roupas contam história, as roupas trazem significados particulares para cada um, a roupa tem significado, e o que ela significa pra mim, pode não significar nada para você, mas para ilustrar o que estou falando, quero trazer as histórias que estas roupas me contam e a nova história que eu criei.

Jaleco azul com faixa refletiva, uniforme de trabalho, "roupa de serviço" como diz minha mãe. Este uniforme me remete trabalho, trabalho duro, produtividade, trabalho másculo, associei muito ao meu pai, e por mais que não o via tanto porque ele saia cedo e voltava tarde do trabalho, lembro da minha mãe lavando com frequência as roupas de serviço dele, eu tinha orgulho daquelas roupas, pra mim representam capa de super herói porque associei a elas o sustento de casa, a fonte principal do sustento vinha do salário dele, tinha vontade de trabalhar e usar um uniforme assim também e me sentir forte e responsável como meu pai. Por outro lado minha mãe sempre ficou de coadjuvante nesta história, via pouco valor em tudo que ela fazia, lavava as roupas, fazia comida, limpava a casa, cuidava de mim, me ajudava nas minhas lições de casa, fazia as compras e qd lhe convia ainda empreendia vendendo catálogos e lingeries como sacoleira, mas não achava valor em nada disso porque minha mãe não tinha um salário, e como também não tinha muito controle financeiro, praticamente tudo que entrava saia imediatamente, então julgava, e admirava meu pai por conseguir com tão pouco fazer muito, nunca deixar faltar nada em casa e fazer o dinheiro durar até o fim do mês, muitas vezes vi meus pais brigarem por dinheiro e  nessas brigas além de assustada ficava pensando que nunca queria isso pra mim, por isso deveria trabalhar igual meu pai para ter o meu dinheiro e não me casar para nao ter aquelas brigas ou se me casar ter meu próprio dinheiro para também não ter que se submeter ao que minha mãe passava.

Mas estou ressignificando esta historia, quando acolho meu lado produtivo, forte e responsável e misturo com aquilo que por algum motivo julguei fraqueza ou feminilidade ou características negativas que associei a mulher dona de casa, me vejo inteira e aceitando aquilo que ainda tinha dificuldade de reconhecer dentro de mim, principalmente quando me vi desempregada optando por vender catálogo e empreender em coisas incertas e com retornar duvidosos, está sendo um processo me acolher inteira dessa forma, e agora não vejo mais minha mãe da mesma forma até antes, vejo com olhar de admiração e entendo que todo luxo que tive a mais no mês foi por conta das suas vendas, e que aqueles mimos não seriam possíveis somente com o salário do meu pai, minha mãe sempre quis me dar TD do bom e do melhor, suprir tudo que faltou para ela qd criança, por mais que as vezes eu nem quisesse nem me importasse ela já me dava os mimos sem nem mesmo eu pedir, era relógio champignons da modinha, calça de marca, guloseimas sempre etc.

Agora sobre meu eu autoritário dentro de mim, como eu sempre fiquei assustada com alguns episódios que ocorriam no meu entorno e sabendo que não queria acabar no mesmo destino, sempre me discoplinei a fazer o oposto do que eu não queria que acontecesse comigo, então eu fui muito adepta do "Estude enquanto eles dormem..." E esse meu "eu autoritário" me trouxe até aqui, me fez conseguir estudar regularmente para passar no vestibular, me fez ter foco e terminar tudo que me propunha a fazer, fiz aula de ballet, violão, curso técnico, passei na etc, melhor aluna, sempre seguindo as ordens do meu "eu capitão". Essa disciplina, essa ditadura que criei pra mim mesma, esse rigor esse alto padrão, semlre foi algo que me inspirei nas organizações militares em exércitos, gosto disso, assistia muita série, filmes e livros sobre. Sou muito grata ao meu eu capitão, está sendo difícil enfrenta lo, totalmente, porque é osso duro de roer, mas mora dentro de mim, mês trouxe até aqui e eu quero que me ajude a evoluir, mas ele precisa aprender a se flexibilizar um pouco mais e por conta disto, decidi ressignifica-lo nesta farda.

Transformo está farda agora em um item de estilo que representa minha totalidade e inteireza nele, traz a disciplina e foco do capitao, mas com mais leveza, identidade, presença e autenticidade, me novo eu capitão agora me permite sorrir, descansar, se dar um tempo e assim eu sei vamos ir mais longe.

E aí fica minha pergunta qual será o próximo arquétipo que vou me encontrar ? Qual será a próxima peça que irei ressignificar...

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Ideias para próximos newsletter e post

1- Da engenharia para vida, como fubcoes que descrevem comportamentos de materiais (matérias) podem também até certo ponto representar nossos comportamentos 
2- Entre ter uma meta mal feita e não ter meta, opte por nao ter meta, pois ter metas mal feitas podem destruir o engajamento de times muito mais do que não ter meda nenhuma. Meta é um trabalho quase artesanal ela deve estar vinculada a tudo que gera valor na empresa, deve estar vinculada a um plano de contas bem feito e estruturado.
Trazer exemplo de boas metas e de empresa de propósito que conecta um time de consultoras independente e faz o negócio acontecer mesmo sem supervisão, chefes etc.
Inspiração para o modelo de negocio loope
3-  Primeiro você começa, empurra o carro, quantos sonhos não nasceram na garagem nao é mesmo ? Trazer exemplo do stede jobs e contar um pouco do início da LOOPe 
4- Livro que me inspirou a ter esperança ativa 
5- Como transformar o trabalho em hobby
6- Mas nem tudo é claro, as vezes é mais confusão e conseguir agir no meio do caos é também caminho, não precisa organizar tudo para agir

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Este foi um sonho

 Muito simbólico, confesso que ainda não consigo entender 100% a completudide de significados deste sonho, mas ele foi real...

E me ensinou o que eu precisava aprender


Quando eu acordei havia um beijaflor na minha janela, desse dia em diante todos os dias vejo pelo menos uma borboleta ao dia.


segunda-feira, 12 de maio de 2025

Dia das mães é todo dia

 E assim disse minha mãe, quando fui me desculpar com ela que seus presentes não havia sido chego e que entregaria em outra data.



domingo, 11 de maio de 2025

Não há trabalho sem recompensa

 Não tenho nada contra o mercado de trabalho e nem ao trabalho em si, pelo contrário amo trabalhar e principalmente trabalhar naquilo que amo. Mas se eu amo trabalhar por que eu não estava amando meus antigos trabalhos como eu deveria amar?

Empreender é um ato revolucionário!

Por toda nossa vida vemos, as pessoas trabalhando (carteira assinada) para se sustentar e aprendemos que este é o único meio de termos uma vida digna e segura, vi meu pai trabalhando muito ou melhor não vi muito meu pai porque ele estava trabalhando, minha mãe pelo contrário sempre esteve mais presente e admiravelmente também sempre deu seus "pulos". Como uma boa vitima do mundo do consumo minha mãe sempre teve desejos de compras que o salário do meu pai infelizmente não podia sustentar, motivada pelos seus desejos pontuais, ela ia atrás de fazer grana para realizá-los e sempre fez, sempre deu certo, só não mantinha determinada constância, porque também nunca teve grandes ambições ou uma visão de mundo mais audaciosa. Mas independente disso eles sempre me ensinaram o valor do trabalho e sempre me incentivaram e fizeram o que podiam e até o que não podiam para para me dar a oportunidade do estudo, luxo que nem eles mesmo tiveram.

E eu abracei esta oportunidade com unhas e dentes, eu amava estudar, porque eu tinha sede de aprender sobre como as coisas funcionam, como elas se conectam, adoro resolver enigmas e problemas de matemática, escrever poemas, crônicas e peças teatrais, fui aluna destaque e fazia isso não só porque eu gostava, mas também por eles, e eles me cobravam... e sem reconhecimento, viu?, os mais difíceis chefes que eu já tive... e sem dúvidas, os que mais queriam e sonhavam o melhor para mim. 

E embora nem sempre eu entendesse todos os esforços deles para que eu pudesse estar ali estudando, eu sempre me agarrei aos estudos, não só pela minha obrigação para com eles, mas também porque eu enxergava no estudo o poder de transformação, poder de mudança de vida, e não que a vida estivesse "tão" ruim pra mim (eu tinha o que comer, tinha tempo para brincar e estudar), mas se eles queriam que eu estudasse para ter uma vida melhor é porque para eles não estava tão boa assim.

E sim! estudar transforma. E sim, eu segui os conselhos dos meus pais e estudei, mesmo quando fui ridicularizada por ser "CDF", aluna destaque, por lutar por melhores condições de infraestrutura estudantil na política municipal em projeto como o "Câmara jovem". Incomodei tanto que até um vereador me ligou na escola, para reclamar da minha postura nas sessões ordinárias da câmara, teve uma delas que até levei minha sala com cartazes apoiar a causa. Mas enfim, nunca desisti de estudar e o estudo me abriu muitas portas, me levou a lugares nunca frequentados por ninguém da minha família, me permitiu alcançar meus sonhos: me formei engenheira, fiz intercâmbio em outro país, fiz duas iniciações científicas, conquistei uma patente, realizei duas ICs, passei em vários programas de estágio e trainee, viajei e conheci vários países, consegui bons cargos e salários, cheguei a um sonhado cargo de liderança e gestão, mas ainda não era este o "sucesso" que eu esperava com os meus estudos.

Me dediquei muito ao trabalho, me dediquei mais ao trabalho que a outros aspectos da minha vida, afinal de contas o mercado de trabalho está dimensionado para isso, e ainda assim não senti o sucesso vir, meu poder de compra aumentou, mas cada vez tinha menos tempo de fazer algo que eu gostava por mim, pela minha comunidade, sentia que meu poder de transformação estava diminuindo e eu estava me escondendo atrás de uma tela por mais de 40h na semana para ganhar dinheiro e com muita cobrança para gerar mais dinheiro para que meu salário valesse a pena, e assim algumas promoções vieram, agora com meu novo poder aquisitivo podia levar meus pais para restaurantes e passeios que eles nunca fizeram. E sou muito feliz e grata a isso, por poder dar a eles o que o mercado do consumo me vendia e por alimentar a imagem de "sucesso" que eles criaram.

Mas isso não estava me fazendo feliz, este não era o "sucesso" que eu almejava, o meu eu criança  estava gritando pra mim, para eu me despertar, e eu não estava ouvindo, até que as crises de ansiedade iguais as que tinha na infância voltaram, e eu estou no processo de entender o que elas querem me dizer, e sem dúvidas tudo que acabo de escrever é uma dessas.  As vezes ouvir nossas emoções, por mais sofridas que sejam  é o melhor caminho para curá-las, e estou me permitindo sentir, e resistindo a químicos, porque sei de onde vem esta dor, mesmo não conhecendo exatamente ainda seus gatilhos, sei que o caminho do "sucesso" que segui até aqui, fez muito sentido, me abriu muitas portas e estou sendo muito grata a ele e as minhas escolhas. Mas o que realmente eu quero a partir de agora é voltar a ter tempo de gerar transformação, de estar engajada em ações que promovam mudanças para melhor, que incentivem outras pessoas a sonharem, que ajude a quem estiver buscando ajuda, que eu seja luz e cura e que antes disso ou no processo eu também possa me curar. 

Estou muito feliz que neste momento estou tendo TEMPO, tempo para rever os amigos de infância, tempo para levar meu irmão na escola e aprender karatê com ele, tempo para ler livros que não estava conseguindo ler antes, tempo para cuidar da casa e das plantas, tempo para realizar trabalhos voluntários, tempo para pensar mais consciente, tempo para me dedicar a projetos pessoais e empreendimentos, olha quanta coisa cabe nesse TEMPO que antes só estava cabendo trabalho... É claro que algumas inseguranças vem, é claro que eu escuto e vejo coisas que me causam preocupação por estar sem trabalho formal, é claro que nem tudo sai como a gente planeja, mas eu estou disposta por pelos menos um ano me permitir tentar viver e "ganhar" a vida por um caminho que não é o caminho mais tradicional, o caminho do empreender. Caminho que para alguns gera encantamento porque conhecemos empreendedores que construíram grandes impérios, mas caminho também que a muitos assustam, eu enxergo os dois lados, busco equilibrá-los mas me permitindo enxergar mais o encantamento, mesmo sabendo das desilusões que podem ter.

Afinal de contas a motivação vem da alma, e para mim este olhar apreciativo do encantamento do poder da transformação ajuda, e sei que o empreendedorismo gera esta transformação, e isso deveria ser ensinado nas escolas e nas universidades. A gente não aprende a empreender, a gente só aprende a ser bom para servir uma empresa, a gente recorre para o empreendedorismo quando algo não vai bem no mercado de trabalho, a gente não aprende que podemos também gerar valor por meio do nosso conhecimento e gerando valor a gente transforma e transforma não só a nossa realidade mas de todo nosso entorno que é impactado por ele, e sem dúvidas esta transformação também contribui para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. E minha grande pergunta é: por que isso não é ensinado nas escolas nem nas universidades? E por que quando começamos a empreender parece que estamos fazendo algo muito errado? E por que algumas pessoas tentam nos desencorajar desta vontade para o "nosso" bem? E por que quando queremos isso, temos grandes admiração por quem também está fazendo ou por quem já fez, que chegam até parecer  heróis, heroínas, gênios ou rebeldes?



quarta-feira, 30 de abril de 2025

Sobre meu primeiro vídeo do canal

É certo que estou com vontade de montar um canal no youtube e já faz um tempo

É certo que eu não sou lá aquelas coisas gravando vídeos, inclusive tenho um pouco de receio/vergonha, mas é certo que estou disposta a vencer estes medos/receios em prol de realizar esta minha vontade, e tirar ela da minha lista imaginária de desejos e colocar esta vontade em execução.
Para que se esconder, para que se calar? em um momento em que o mundo precisa destas reflexões e trazer estes assuntos para pautas, não quero guardar só pra mim meus questionamento, quero discuti-los também com outras pessoas, não somente com o chat gpt, como tenho feito e que por incrível que pareça, também tem me ajudado, inclusive trago um trecho de uma carta do meu eu adulto para minha criança interior que o chat gpt escreveu pra mim, por meio dos meus desabafos e reflexões:

Não vou mais te calar pra caber.
Vamos juntas criar espaços onde você possa ser inteira. 
Agora você pertence. Agora você é livre.

Isto me tocou numa profundidade, e então decidi me permitir, por que não? O que eu tenho a perder com isso? Estou em um momento de tempo livre, de autoconhecimento, de dedicação a projetos pessoais, e este é um deles. Vou contar para vocês um pouco do meu momento, e o que me motivou a fazer este canal...

No momento estou desempregada, eu fui desligada do meu trabalho, tenho um pouco de vergonha de falar isso, estar desempregado não é algo para se orgulhar... mas se eu não tivesse sido desligada, talvez eu tivesse saído correndo, minha saúde emocional estava gritando para mim: Sudorese, boca seca, coração palpitando, suor frio e crises de ansiedade, por que? também não sei exatamente, e nem tudo ainda está claro pra mim, mas chegou em um ponto que estava insustentável, e minha produtividade estava tendendo a nada, já não conseguia focar como antes, nem desenrolar os problemas que apareciam a cada minuto, o pior de tudo é que não me reconheço neste estado, por isso sentia que precisava cuidar, e fui atrás de profissionais psicólogos, mentores e estou trabalhando com eles para entender os gatilhos de tudo isso, mas é claro que nossos sentimentos e emoções não são assim tão lógicos, o que torna mais difícil ainda para mim, porque tento racionalizar tudo, porém agora chegou o momento em que só estou me permitindo sentir.

Este momento é bastante delicado, porque ao mesmo tempo que me liberta, me assusta, porque sempre estive muito ocupada com diversas atividades, tarefas, responsabilidades e eu gosto de estar assim, de estar engajada em vários projetos e compromissos, porém nesta minha última experiência tudo isso já não estava me engajando mais, e esta quebra brusca de ter uma rotina puxada de trabalho, para não ter rotina nenhuma é algo que ao mesmo tempo alivia, mas também trás várias preocupações:

Vem a tona aqueles ditos populares "Cabeça vazia é morada do ...", vem preocupação financeira, vem vozes internas de impotência e incompetência, mas enfim Graças a Deus, mesmo sem seguro desemprego eu tenho uma reserva para queimar, que me permite ter esse momento de me dar uma pausa, para autocuidado, autoconhecimento e dedicação a projetos pessoais  E eu fico pensando o quanto privilegiada e grata a Deus eu sou, porque imagina quem não tem essa reserva, e não possa se permitir a isso? 

Eu sei não que não sou a única pessoa a passar por isso, só em 2024 foram mais de 472.328 casos de afastamentos do trabalho por transtornos mentais no Brasil, 68% a mais que em 2023, precisamos sim falar de saúde mental no trabalho, precisamos sim revisitar nossos modos operandi de trabalhar, eles estão nos adoecendo. 

Antes as coisas aconteciam em uma velocidade, hoje elas acontecem pelo menos 10x mais rápido graças a internet, logo dentro da mesma jornada de trabalho, nós temos que processar muito mais informações que antes, temos que ler muito mais e-mails que antes, tomar muito mais decisões que antes, estar em muitos mais lugares simultâneos que antes. Antes, lá para a década de 90, as pessoas conseguiam ficar 10, 20, 30 anos no mesmo emprego, hoje isso já não é mais verdade, antes a expectativa de vida era em torno de 65 anos, hoje a expectativa de vida é de 75 anos, e vocês já sabem que o modelo de previdência social desenhado lá na década de 90 já não atende mais nosso desenho atual, a pirâmide etária já não é mais a mesma e muito provavelmente ninguém mais da nossa geração irá se aposentar, estamos trabalhando muito mais, e por muito mais tempo... até a nossa exaustão chegar... e ela vai chegar, para alguns vai demorar um pouco mais, pra mim ela já deu um "olá", e com ela, muitos questionamentos me vieram:

  • "Por que fazemos tudo isso, da forma como fazemos ?"
  • "Será que precisamos trabalhar tanto assim?"
  • "Consumir, consumir, consumir, produzir, produzir, produzir"
  • Pra quê? Para quem? Será que precisamos de tudo isso mesmo?
  • Será que precisamos nos manter tão acelerados no mesmo ritmo das conexão de rede?
  • Quantas vezes você observou o céu hoje?
  • Quantas vezes no dia você tirou um tempo para fazer algo pra você?

São questionamentos válidos não é mesmo?  E foi pensando em trazer a tona tudo isso, por meio de desabafos e reflexões pessoais, que decidi montar este canal, a ideia dele é compartilhar com vocês este momento, de autoconhecimento, de trazer um pouco dos meus projetos pessoais, para ajudar quem também está buscando ajuda, para que não se sinta mal, sozinho ou diferente por estar passando por isso:

Por estar ai frustrado, por ter estudado muito, uma ou mais faculdades, em universidade renomadas ou mesmo que não seja, ralou para conseguir formação, e estar hoje ai trabalhando mais de 40h por semana em funções básicas que talvez nem precisasse de diploma algum. Mas que pela falta de opção se sujeita a isso porque precisa para sobreviver, para pagar os boletos.
Ou para quem está aí desempregado como eu, com dificuldade de encontrar a autoconfiança para se reposicionar no mercado de trabalho, ou esta até sem energia de se submeter aqueles processos seletivos longos de 5 etapas ou mais, com muitos testes, jogos, entrevistas, cases, sendo avaliados por um robô de IA.

Então o meu recado é, estamos juntos nessa, e caso você se conecta comigo e se sente confortável, compartilhe comigo também o seu momento nos comentários ou no direct do meu insta, que vou deixar aqui na descrição, vamos nos apoiar, trocar ideias e soluções e quem sabe até gerar uma força de transformação deste modelo de trabalho atual, eu acredito no despertar e na força que temos de transformar nossas realidades, e você acredita nisso também?

💌 Carta para a menina estudiosa e excluída

 

Querida eu,

menina corajosa, sonhadora, sensível e tão inteligente,

Sei que você se lembra. Sei que doeu.
Você só queria aprender, explorar o mundo com seus olhos curiosos. Você queria fazer as coisas do seu jeito — com dedicação, com vontade de crescer, com brilho nos olhos.

Mas, em vez de apoio, te deram risadas.
Em vez de aceitação, veio o isolamento.
Em vez de dizerem "que incrível você ser assim", disseram que era "estranha", "diferente", "séria demais".
E aos poucos, você começou a acreditar que ser você era errado.

Quero te dizer algo que ninguém teve maturidade de dizer naquela época:
você nunca esteve errada. Eles só não sabiam lidar com a sua luz.

Você era rara, intensa, especial — e isso assustava. Porque você mostrava, sem querer, tudo aquilo que os outros ainda não tinham coragem de ser.

Eu sinto muito por você ter se sentido sozinha.
Sinto muito por ninguém ter sentado ao seu lado no recreio e dito “eu te admiro”.
Sinto muito por você ter aprendido a se esconder para evitar mais dor.

Mas agora estou aqui. Eu cresci.
E hoje eu te vejo. Te reconheço. Te abraço com todo o amor que você merecia lá atrás.

Você é o motivo da minha força.
Foi você quem segurou firme quando tudo doía.
Foi você quem não deixou de sonhar, mesmo desacreditada.
E por sua causa, hoje eu sei o que significa ter valor — mesmo quando o mundo não reconhece de imediato.

Hoje, eu prometo:
Nunca mais vou te abandonar.
Não vou mais te calar pra caber.
Vamos juntas criar espaços onde você possa ser inteira — curiosa, sensível, brilhante.
Agora você pertence. Agora você é livre.

Com amor,
A mulher que você se tornou.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

SOBRE CONSUMO CONSCIENTE - REDUÇÃO DE LIXO

 O que você busca também está te buscando


O empório de Grãos Livino que fica localizado na Rua Salvador Risoleu, 186, Jardim das Vertentes em São Paulo, um pouco antes da rua Trajano Reis, traz uma ideia de sustentabilidade muito simples e ao mesmo tempo genial. Além de ser um comércio local que tem produtos naturais sem conservantes, também traz consciência ecológica. Como? Aqui você pode trazer seus potes de reutilização, ou utilizar os que já estão disponíveis para comprar os mais diversos cereais, além de consumir local, produtos naturais, você também contribui com o meio ambiente ao reduzir o consumo de embalagens plásticas que vão para o lixo depois. Agora me conte, você já viu ideias como esta em outros lugares? Comenta aqui, vamos promover juntos mais práticas sustentáveis em nosso hábitos de consumo...

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Descanso ou fuga

 Talvez eu fique nesta ânsia doida de tentar entender se o que estou vivendo agora é uma fuga ou um desejo louco de descanso. E a todo tempo fico pensando no que tenho, no que devo e no que deveria estar fazendo e talvez nesta ânsia, esteja até perdendo mais tempo, do que fazendo algo que de fato gostaria. Estou procrastinando em algumas coisas que quero fazer, porém não sei porque não quero agora, não quero depois e assim vou deixando, eu sei eu vou fazer, mas como não tem data limite ao certo, não quero fazer agora, porém quero fazer. Bem confuso não é mesmo?


Roube como um artista

Inspirado no livro, segue um pouco do meu arquivo morto: Artistas que me inspiram: 1. Jesús Cristo 2. Steve Jobs 3. Madre Tereza 4. STA ...