No DDS de hoje falam: Henrique, e depois o Matheus que gostaria de trazer também uma palavrinha sobre os EPIs espalhados no pátio.
E aproveitando o gancho da fala do Matheus, podemos dizer que o tema do DDS de hoje é sobre reconhecimento, mas por que e para quê? No dia a dia as vezes estamos tão engatados nas resoluções de problemas, que mal saímos de um e já temos outro e depois outro e depois outro para resolver, afinal de contas, isso é trabalho e estamos aqui para isso, mas no meio de tantos problemas não podemos esquecer de agradecer e reconhecer as pessoas que estão do nosso lado, resolvendo tudo com a gente. E foi pensando nisso e dada a necessidade de reconhecimento na empresa que decidimos implantar a cultura de reconhecimento recorrente, e essa ideia não é nova, nem é de agora, e a muito aguardam as metas para acontecerem de forma mais transparente, objetiva e numérica, mas ainda não estamos com os processos 100% prontos e definidos e nem conseguimos medir com precisão a performance de cada um, e para termos um número duvidoso é melhor por enquanto não termos esse número, porém o reconhecimento não deve esperar pelos números, existem outras formas de medir performance e foi pensando nisso que decidimos trazer o reconhecimento pensando em comportamentos, e comportamentos que estão sendo vistos, apreciados e que as vezes não paramos para reconhecer, elogiar e destacar, assim como paramos para dar bronca e corrigir. Mas então quais são estes comportamentos que queremos destacar?
Queremos destacar o comportamento de senso de dono, de se preocupar com os bens da empresa como se fossem seus (porque são), de usar os recursos de forma consciente, de se importar com o outro, de fazer o seu trabalho, mas não fazer somente o seu, se preocupar também com o trabalho do outro, pensar no seu, mas também nos outros, na sua área mas também nas demais áreas da empresa e como elas se conectam.
Comportamento de senso de equipe lembrar que somos um time, e que quando fazemos algo, mesmo que não tenha muito sentido para gente, nem para nossa área, fazemos mesmo assim! Porque entendemos que aquilo vai ajudar embora não me beneficie no primeiro momento, vai ajudar o outro, a outra a área a entregar melhor, mais rápido e com mais qualidade e isso vai deixar nosso cliente mais satisfeito e com estas pequenas atitudes vamos contribuir com toda a empresa, porque o cliente satisfeito é quem nos mantém aqui.
E por último, o terceiro comportamento que quero destacar é o foco na solução, e isso significa não gastar energia em achar culpados, mas sim em como podemos resolver o problema, encontrar a causa e buscar atuar preventivamente nela, resolver o que precisa ser resolvido com agilidade para diminuir impacto, mas buscar atuar de forma que o problema não se repita.
E para cada um desses três comportamentos escolhemos uma pessoa para este primeiro momento de reconhecimento público formal da vértice, pessoas que trazem com clareza estes comportamento, e acredito que vocês já devem saber quem são estas pessoas que traduzem estes comportamentos, e pode ser que tenha mais de uma em cada um deles, hoje trazemos 3 que se destacam neste quesito em que estes comportamentos se manifestam de formas bem evidentes.
Em senso de dono queremos reconhecer este mês o Coraça, não precisa nem trazer muitos exemplos vocês já sabem: não joga fora nem sequer um parafuso, briga ate com o Anderson para reaproveitar tudo que dá, desmonta as peças para reaproveitar até o o-ring. Não é um mecânico que só troca peça, se preocupa também em reaproveitar peças que estão ainda boas, trocando somente o que de fato é necessário, além do mais é o cara que não esconde o que sabe, faz de tudo. O que propor para o Coraça fazer ele desenrola e por conta disto muitas vezes o Anderson acaba que pede tudo para ele, porque sabe que ele não vai se recusar de fazer, e ainda vai fazer além, sem deixar de lado sua obrigação, quando o Coraça está descansando de um serviço de "zeladoria" do pátio e do prédio, nestes "intervalos" está arrumando betoneira e mangote, e não é só o Anderson que ele atende, a qualquer um que o solicite uma ajuda o Coraça não cessa em ajudar, para o que está fazendo, ajuda e depois volta para o que estava fazendo, então Coraça merecidamente queremos te agradecer e te reconhecer este mês por este comportamento exemplar e que possamos nos espelhar em seu comportamento e nos contagiarmos com ele.
Quanto ao senso de equipe queremos reconhecer este mês a Karine, Karine se preocupa em passar a bola redonda para os outros times, se preocupa em entender onde seu trabalho impacta o trabalho de outra área e atua para corrigir, além disso quando o problema estoura, abraça o problema e ajuda as áreas a resolver, exemplo claro, do levantamento de patrimônios com o cliente, quando precisamos do seu apoio, vai fala com o cliente e da o retorno a quem a solicitou, vai atras de entender se seu equipamento de retirada da manutenção chegou bem, e se está sendo de fato priorizado na oficina, se o faturamento tá travado, fica até mais tarde corrigindo, pede ajuda e resolve, não precisa ficar em cima e cobrá-la para que faça isso. E caso alguém discorde, outro exemplo foi na migração do sistema e os contratos que ficaram errados, foi a primeira a ajudar na correção dos contratos mesmo os que não eram seus e antes mesmo de fazermos metas de correção já estava atuando, ficando até mais tarde e ajudando o Anderson na correção dos mesmo. Quando fizemos a meta, levantamos o numero de contratos a corrigir e corrigidos, Karine estava disparada na frente em números de correção e mesmo podendo ter folga só para ela no fim do ano como recompensa, preferiu e lutou para que houvesse um revezamento de time e que todos pudessem ter "folga", e por conta disso Karine hoje queremos te reconhecer como senso de equipe e espero que sejamos inspirados nestes exemplos para que mais exemplos de assim de espírito de equipe sejam cultivados aqui na Vértice.
E para finalizar o comportamento de "Foco na solução" neste assunto queremos reconhecer o Leo, muito inteligente em vários aspectos, as vezes até astuto, mas sempre focado em resolver, não se vê o Leo botando a culpa em ninguém, mas chega amistosamente na pessoa conversa, sabe se comunicar muito bem com todos é transparente e leva suas dificuldades para o Anderson quando algo não vai dar bom ou a rota tá muito complicada, ou o sistema não está ajudando muito, tem esta abertura, consegue pensar melhores formas de fazer, valida com Anderson e sabe alinhar muito bem com as pessoas e segue fazendo, faz muito, já fez trabalho de três aqui na vértice, sabe ensinar, Leo quando quer não só soma, mas multiplica na equipe, e queremos reconhecer este comportamento, para que ele não se apague e que seja luz para sermos assim também, não estarmos aqui só para somar, mas sim multiplicar.
E quem não recebeu seu reconhecimento este mês não significa que não está fazendo bem suas obrigações, ou que não tenha exemplos assim, estes são valores que estamos cultivando na empresa vértice e neste primeiro reconhecimento buscamos trazer as pessoas que vão além, que se destacam e trazem sem dúvidas estes valores de forma explicita, e estamos vendo, vendo tudo que acontece na empresa, vamos manter a cultura do reconhecimento com recorrência e transparência, isso é importante, e queremos que vocês saibam que comportamentos inadequados são percebidos, mas que comportamentos bons também são e por conta disso estamos construindo juntos a cultura do Reconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário